Muitas vezes creio que se criou um estigma da matemática e tanto os aluno como o pais a consideram algo deveras difícil, até mesmo incompreensível para o comum dos mortais mas, na minha opinião isso são maus hábitos que foram adquiridos devido a más mensagens que foram transmitidas, maus profissionais (professores).
Na verdade, a matemática é a disciplina ideal para os preguiçosos (como eu), pois se formos pensar um pouco, a matemática é das poucas disciplinas em que precisamos de decorar infinitos conceitos, apenas precisamos de através das suas características base e através de lógica e de raciocínio conseguimos descobrir a solução de coisas mais complicadas. Portanto, a verdade é que apenas precisamos de treinar o raciocínio lógico, o que fazemos sem sequer termos de estar a estudar matemática. Pois, todos aqueles alunos que passam horas diárias a jogar computador ou Playstation estão a desenvolver esse tipo de raciocínio lógico para tentarem arranjar estratégias de modo a passarem de nível ou a conseguirem matar mais adversários.
Então perguntam-me vocês porque é que estes alunos que tanto jogam não conseguem também ter bons resultados?
É simples, porque infelizmente o nosso programa escolar que tem de ser cumprido em prazos apertados e com alunos muito heterogéneos, provenientes de backgrounds e interesses distintos, leva a que os professores não consigam individualizar o método de ensino para as necessidades de cada um e infelizmente, não é também prática comum entre os professores ensinarem e darem ferramentas e demonstrarem como é que podemos determinar fórmulas e mostrar como as podemos usar para determinar novas fórmulas ou para resolver problemas.
O que acontece é que são despejadas fórmulas e aplicam-se as mesmas para resolverem problemas em vez de se ensinar os nossos alunos a pensar, porque na verdade o tipo de pensamento que é necessário utilizar em matemática é similar ao que usa nos jogos, logo porque não ensinarmos os nossos alunos a pensarem desta forma, acaba por ser algo viciante tal como num jogo, porque faz parte da nossa espécie e dos nossos genes termos interesse em resolver problemas.
Logo APRENDER MATEMÁTICA é fácil, basta ter alguém que dê a cana de pesca, o isco e que ensine a pescar, não que de o peixe.
Sem comentários:
Enviar um comentário